ASSPROM | Assprom faz bonito na Pré-Conferência Setorial da Adolescência e Juventude
27264
post-template-default,single,single-post,postid-27264,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Assprom faz bonito na Pré-Conferência Setorial da Adolescência e Juventude

Assprom faz bonito na Pré-Conferência Setorial da Adolescência e Juventude

18:05 04 julho em Noticias
0 Comentários

Formar adolescentes e jovens engajados e capazes de transformar a realidade dos seus próprios contextos sociais é uma das maiores preocupações da Assprom. Isso pode ser ilustrado pela participação de adolescentes trabalhadores, aprendizes e colaboradores da Assprom na Pré-Conferência Municipal da Assistência Social — Setorial da Adolescência e Juventude.

O evento aconteceu no dia 29 de junho, no Cine Santa Tereza, e contou com a participação de cerca de 130 jovens, além de educadores, autoridades e trabalhadores envolvidos com a assistência social em BH. É a primeira que vez que se executa uma pré-conferência setorial da juventude na cidade. Na ocasião, foram deliberadas propostas e aclamados os delegados (todos adolescentes ou jovens) que representarão o segmento da juventude nas conferências municipais.

O tema proposta para as conferências de 2017 é a “garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”. O Conselho Nacional da Assistência Social — CNAS sugeriu que os conteúdos sejam abordados por meio de quatro eixos temáticos. A Pré-Conferência foi elaborada com o objetivo de discutir tais eixos e possibilitar a construção de propostas que representem as demandas das juventudes para as políticas de assistência social do município de Belo Horizonte.

O adolescente Tietry Daniel Alves, membro do Juventude Fectipa, compôs a mesa de abertura e falou sobre a importância da participação dos jovens no processo de mudança social, ao destacar a necessidade da adoção de uma postura mais participativa, crítica e solidária. “Nós precisamos nos mobilizar. Não adianta só reclamar que ‘política é chato’, quando são os nossos direitos que estão ameaçados. Quem, além de nós, pode dizer o que é melhor para a juventude?”.

Além disso, o colaborador da Assprom Marcelo Sena, foi convidado para compôr a comissão organizadora do evento e explicou a importância da participação popular nas tomadas de decisão das políticas públicas da Assistência Social. “É fundamental que a juventude ocupe esses locais de fala. As conferências são excelentes oportunidades de dar voz e vez ao público usuário da Assistência Social, na construção de políticas públicas que atendam às suas reais necessidades. Espero que essa pré conferência setorial sirva de estopim para um processo contínuo de mobilização social, sobretudo que defenda a manutenção e a ampliação dos direitos conquistados”.

As fotos dos participantes da Assprom na Pré-Conferência Municipal da Assistência Social — Setorial da Adolescência e Juventude pode ser encontradas na Galeria de Fotos.

O que são as Conferências da Assistência Social

As Conferências da Assistência Social são instrumentos de participação popular nas tomadas de decisão a respeito das políticas públicas que envolvem o SUAS — Sistema Único da Assistência Social. Elas correspondem a espaços de articulação, participação e deliberação de diretrizes e aclamação de delegados. Elas funcionam sob duas vertentes:

  • Fiscalização da execução das políticas públicas e das demandas surgidas nas conferências anteriores.

  • Proposição de novas demandas para a garantia de direitos socioassistenciais.

As Conferências Municipais deliberam propostas e elegem delegados para a Conferência Estadual que, por sua vez, delibera propostas e elege delegados para a Conferência Nacional da Assistência Social. O calendário das pré-conferências regionais de Belo Horizonte pode ser visto aqui.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin