ASSPROM | Assprom se destaca na Semana de Combate ao Trabalho Infantil
27175
post-template-default,single,single-post,postid-27175,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Assprom se destaca na Semana de Combate ao Trabalho Infantil

Assprom se destaca na Semana de Combate ao Trabalho Infantil

17:06 20 junho em Noticias
0 Comentários

O dia 12 de junho é considerado o Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Este ano, entre os dias 12 e 14, diversas ações foram realizadas em Belo Horizonte, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do trabalho informal executado por crianças e adolescentes, além de valorizar as práticas de trabalho protegido, desenvolvidas por meio de programas de aprendizagem profissional.

As atividades alusivas ao 12 de junho iniciaram-se na segunda-feira, com uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Além da proposta de criação de uma lei, que obrigue a Prefeitura de Belo Horizonte a firmar parcerias apenas com empresas que cumpram a cota da aprendizagem, o ex-adolescente da Assprom Vinícius Souza Gomes recitou uma poesia, de autoria própria, referente ao combate ao trabalho infantil.

Ainda na segunda-feira, 12/06, adolescentes e jovens da Assprom participaram de um ato alusivo ao Dia, na Praça Sete. O ato, organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas, contou com jogos, apresentação do grupo Polícia e Juventude e panfletagem referente à data. Durante o evento, dois adolescentes da Assprom foram convidados a darem entrevistas para emissoras de TV.

O adolescente trabalhador Diego Douglas Alves Honorato foi um dos entrevistados e contou sobre sua experiência no trabalho informal e o que mudou na sua vida ao ingressar na Assprom. “Eu trabalhava em uma oficina e manuseava muito peso e materiais perigosos. Tinha um óleo que diziam que causava até câncer. Ao entrar na Assprom, a minha vida mudou completamente. A Assprom se preocupa com a minha formação profissional e com o meu rendimento escolar. Sempre em conjunto.”.

Outra entrevistada foi a adolescente trabalhadora Ana Gabriela Guimarães, que contou como foi sua trajetória até conhecer a Assprom. “Comecei a trabalhar aos 13 anos. Eu fazia faxina e já vendi picolés e DVDs. Tudo para ajudar a minha família. Agora, com a Assprom, eu sei quais são os meus direitos e deveres e trabalho protegida. Não preciso ter medo de mais nada e isso me deixa totalmente realizada.”.

Os adolescentes da Assprom participaram, na terça-feira (13/06), de uma atividade organizada pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente de Minas Gerais – FECTIPA/MG. O evento aconteceu no Centro de Referência da Juventude (CRJ) e contou com palestras, atividades lúdicas e apresentações artísticas.

Já na quarta, colaboradores da Assprom representaram a entidade em Audiência Pública organizada pelo Ministério do Trabalho (MTb), na qual empresas foram notificadas quanto ao cumprimento da cota de aprendizagem. Na ocasião, os empresários foram conscientizados sobre a importância do trabalho protegido do adolescente e seus benefícios para a sociedade.

As matérias nas quais os adolescentes foram entrevistados podem ser visualizadas aqui e aqui.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin