ASSPROM | Conhecer para Cuidar: aprendizes visitam o Museu de Artes e Ofícios
27404
post-template-default,single,single-post,postid-27404,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Conhecer para Cuidar: aprendizes visitam o Museu de Artes e Ofícios

Conhecer para Cuidar: aprendizes visitam o Museu de Artes e Ofícios

18:03 08 agosto em Noticias
0 Comentários

Despertar o interesse da juventude pela memória e pelo patrimônio histórico é fundamental para garantir a eficiência das políticas de educação patrimonial. Ocupar a cidade gera pertencimento e, portanto, proteção ao bem público.

Consonante a isso, a Assprom promoveu uma visita ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), nos dias 03 e 04 de agosto. A ação faz parte do Projeto Conhecer para Cuidar, que permite a aproximação do público com o patrimônio, mostrando a importância da preservação dos bens culturais e criando, de forma lúdica, uma ligação afetiva com eles.

No MAO, após a visita, o público participa de uma oficina, na qual tem a oportunidade de montar a maquete do prédio em que o museu está instalado. Na oficina, é utilizado o conceito paper-toy, no qual são elaboradas maquetes em miniatura de papel, em três dimensões.

O aprendiz Vinícius Nunes dos Santos participou das atividades e avaliou a relevância do projeto: “Foi uma visita muito proveitosa. É importante preservar o patrimônio histórico para sabermos quem somos e de onde viemos. No museu, conseguimos conhecer mais sobre a história da Estação Ferroviária de Belo Horizonte e ver onde começou o metrô. A dinâmica de montagem da maquete, além de dar uma noção de como é a estrutura do prédio, nos permitiu reconhecer a importância do trabalho em equipe.”

A colaboradora da Assprom, Alenir Silva, acompanhou os aprendizes na atividade e encantou-se com a proposta. “A participação dos jovens e adolescentes em atividades como essa é importante para que se valorize o que já foi feito pela humanidade para que chegássemos onde estamos, para que reconheçam os esforços que já foram feitos para nossa evolução. Pudemos perceber nos aprendizes a satisfação em conhecer um pouco da história do museu. E despertar na juventude esse interesse pela vida cultural de sua cidade, é uma oportunidade que não pode ser perdida, pois além de promover a valorização, instiga os jovens e adolescentes a usufruírem de atividades como essa que foi vivenciada. Ademais, propiciar essa aproximação com os centros culturais é o ponto de partida para o sucesso do projeto, que busca justamente estabelecer um laço afetivo entre o indivíduo e a história da sua cidade”.

O Projeto Conhecer para Cuidar acontece no Museu de Artes e Ofícios até o dia 12 de agosto. As atividades são voltadas para públicos a partir dos 08 anos de idade. As inscrições podem ser feitas aqui.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin