ASSPROM | Incentivo à Leitura
26752
post-template-default,single,single-post,postid-26752,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Incentivo à Leitura

Incentivo à Leitura

17:54 06 março em Noticias
0 Comentários

Piquenique Literário é mais uma ação do Projeto Voe Livro

A Assprom desenvolve inúmeras ações que buscam oferecer ferramentas para que os adolescentes trabalhadores e aprendizes tenham sucesso durante e após a vida escolar. Um exemplo disso é o Projeto Voe Livro – Compartilhe histórias, que propõe o compartilhamento de livros, de forma livre e gratuita, e visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores.

O projeto, lançado no mês de setembro de 2016, é composto por adolescentes trabalhadores e aprendizes. Os próprios adolescentes confeccionaram caixotes de madeira e customizaram como estantes para as minibibliotecas. Os livros ficam expostos para que todos possam ler e devolver. Quem quiser ficar com o livro deve doar outro no lugar, garantindo, assim, a diversidade de títulos e a continuação do projeto. As estantes permanecem em pontos estratégicos nas unidades da Assprom, oferecendo livros e revistas doados por adolescentes, funcionários e familiares.

Uma novidade do projeto é o Piquenique Literário promovido para os adolescentes. O primeiro piquenique aconteceu, em fevereiro, no Parque Municipal e envolveu a aprendizes em um momento de aprendizado fora das salas de aula. O objetivo foi incentivar o hábito de leitura e proporcionar um momento para que os adolescentes compartilhassem as experiências literárias com os colegas.

A proposta do Piquenique Literário é que os adolescentes escolham livros de sua preferência nas estantes do Projeto, leiam e, em seguida, definam quem irá compartilhar sua experiência de leitura com o colega. Cada adolescente poderá escolher a melhor maneira de fazer este compartilhamento, seja por meio de uma contação de história, um teatro, uma apresentação musical que tem a ver com a obra lida, uma dinâmica, entre outros.

De acordo com a instrutora Giselle Maia, uma das responsáveis pelo projeto, incentivar o prazer pela leitura traz diversos benefícios aos adolescentes. “A leitura estimula a criatividade e a comunicação, além de facilitar a produção textual. O Piquenique, assim como outros projetos desenvolvidos dentro da Assprom, envolve os adolescentes no processo participativo, dando a eles mais estímulo para o aprendizado”, conta.

O objetivo é que esta atividade não pare por aqui e encontros mensais já estão sendo marcados com outros adolescentes. A aprendiza Ellen Crystiane Rodrigues aprovou o piquenique. “Já li muitos livros e achei importante falar sobre o livro ‘A Rainha Vermelha’. Um romance muito bem estruturado e contextualizado. Uma mistura de aventura, intrigas e ação. Esse livro conseguiu me prender e tenho certeza que vai conseguir prender mais leitores. Estamos adorando este dia diferente na Assprom. Aconselho a todos a participarem também”, afirmou.

Doe um livro

Os interessados podem colaborar com o projeto e compartilhar boas histórias, doando livros de todos os gêneros, menos os didáticos. Para isso, basta entregá-lo na Secretaria do Cefop I (Rua dos Carijós, 150 – 4º andar – Centro) ou na Sede (Rua Minas Novas, 233 – Cruzeiro). Mais informações pelo telefone (31) 3270-2227/2204. Falar com Giselle Maia ou Daniela Marques.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin