Parceria que abre Horizontes
A Assprom, junto com a Aiesc, tem proporcionado aos adolescentes trabalhadores e aprendizes a oportunidade de vivenciar o multiculturalismo. Estudantes estrangeiros, todos voluntários, trabalham diferentes temas, como: empreendedorismo, direitos humanos, sustentabilidade e responsabilidade social. Em contrapartida, os jovens se sentem motivados a mostrarem para os intercambistas a cultura do nosso país.
Enquanto vivenciam a experiência do intercâmbio, os estudantes possibilitam que os jovens da entidade se desenvolvam e entrem em contato com culturas diferentes. A diretora e vice-presidente da Aiesec/2016, Amanda Graciano, afirma: “os adolescentes têm a oportunidade de abrir seus horizontes e possibilidades, a partir do contato e da interação com pessoas de outros países”.
A instrutora Nathália Carvalho faz a mediação entre a Assprom e a Aiesec e explica que até aquelas turmas mais agitadas ficam concentradas nas aulas. “Todos os jovens mostram interesse em aprender com os intercambistas e também em ensiná-los. Conhecer outra cultura é instigante e os motiva a buscarem e compartilharem conhecimento. É muito rico”, pondera.
Nathália completa que os encontros são tão motivadores que despertam o potencial dos adolescentes, muitas vezes desconhecido. “Essa experiência desperta a curiosidade. De repente, a gente vê um adolescente mostrar que aprendeu uma palavra ou expressão em outro idioma ou que conhece uma particularidade do país do intercambista que nem imaginávamos”, conta.
Para a aprendiza Rayza Gerardel, a parceira proporciona conteúdo diferenciado aos aprendizes. “Quando a gente tem contato com a cultura, o modo de agir, de falar, achamos diferente e ficamos impressionados com o jeito super legal deles. Isso meio que nos cativa. Todas as aulas com os intercambistas são incríveis”, conclui.
Sem Comentários