Jovens debatem justiça e a importância do voto
O assassinato da vereadora Marielle Franco, na madrugada do dia 14/03/2018, chocou o país. A vereadora da cidade do Rio de Janeiro foi uma das mais votadas nas últimas eleições e denunciava a violência policial em favelas.
Nesta manhã, a Assprom reuniu dezenas de adolescentes e promoveu um debate sobre democracia, direitos humanos, cidadania. O presidente Carlos Cateb falou para os adolescentes e salientou a importância do voto e da participação política do povo em defesa da vida e da cidadania. “Precisamos estar engajados e estudar sobre a história do Brasil, da política e, por meio do voto, promover a mudança das injustiças sociais”, afirmou.
O aprendiz Pedro Henrique Nunes, 20 anos, afirmou que o assassinato foi uma tentativa de calar a vereadora, porém teve efeito contrário e fez com que sua voz ecoasse no mundo todo. “A luta da vereadora será lembrada e nós precisamos continuar, nos unirmos por meio do voto, estudar a história do município, do estado e do país para termos conhecimento para protestar e ir à luta”, enfatizou.
A assessora Regina Mendes, representante da Assprom no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, lembrou a atuação da juventude no golpe de 1964. “Fiquei muito feliz de ouvir o Pedro Henrique, pois o debate, a troca de ideias é importante. Isso me fez lembrar que quem resistiu em 1964 foi principalmente a juventude”.
O debate desta manhã surgiu diante da necessidade de se discutir sobre uma fatalidade que mobilizou a população. Ouvir, analisar e avaliar diferentes opiniões resulta numa fonte valiosa de informações. É nesse contexto que a Assprom proporciona uma formação cidadã e um ambiente para que os adolescentes e jovens potencializem sua capacidade de reflexão.
Sem Comentários