Dia Internacional das Famílias: instituição basilar da sociedade
Hoje é o Dia Internacional das Famílias, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993 e o objetivo é promover debates e reflexões sobre essa importante instituição social.
A família é o núcleo básico da sociedade. É, a partir das relações familiares que o indivíduo aprende a conviver e interagir nos grupos sociais. A decisão da ONU de escolher essa data para homenagear a família foi por causa de sua importância para a sociedade e pelas transformações as quais a instituição vem passando, desde o século XX.
Devido às guerras, em muitos países há prevalência da população idosa, pois muitos jovens morreram nos conflitos. Por causa disso, em alguns países, a população juvenil tornou-se bem menor que a população idosa; em outros países houve o contrário, há mais jovens que adultos nos países. Além disso, a Globalização, os problemas econômicos e as novas formas de trabalho e de hábitos de vida trouxeram rearranjo nas estruturas familiares, como por exemplo a pouca convivência entre gerações mais jovens e mais antigas de um mesmo grupo familiar.
No Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2015, aponta que a família tradicional composta por pai, mãe e filhos não representa mais a ‘família brasileira’. Segundo dados da pesquisa, 19,9% das famílias é composto por casais que não querem ter filhos e esse é só um exemplo dos novos tipos de famílias no país.
A escolha do Dia 15 de maio como Dia Internacional das Famílias é para debater os problemas que ameaçam essa importante instituição e celebrar a diversidade nos mais variados núcleos existentes.
PAF
Sabendo da importância do núcleo familiar para a sociedade, a Assprom desenvolve um trabalho socioeducativo com as famílias dos adolescentes e jovens atendidos na instituição. São ações que promovem a interação social, geração de renda e o fortalecimento da convivência familiar e em comunidade. Dentre essas atividades, destacam-se as oficinas de artesanato, cursos de informática e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sem Comentários