Assprom promove oficina de formação profissional para estudantes
A Assprom, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação, vem realizando a Oficina sobre o Mundo do Trabalho e Postura Profissional para estudantes de diversas escolas da rede pública. A ação é desenvolvida pela Divisão de Formação Profissional (Difop) da entidade e tem o objetivo de promover o conhecimento sobre o mundo do trabalho e falar sobre a construção de um projeto de vida com os jovens.
Neste mês, a Oficina foi ainda mais especial. Além da palestra, os jovens participaram de uma visita guiada ao Museu de Artes e Ofícios, onde puderam conhecer a história de diversas profissões do passado.
Durante a palestra, a coordenadora de Formação e Orientação Profissional, Cláudia Ildefonso, abordou temas como uso de gírias e de palavrões no âmbito profissional, imagem pessoal, comportamento em entrevista de emprego e projetos para vida e sonhos pessoais.
O adolescente trabalhador, Gladson Souza Santos, 16 anos, falou sobre o sonho do primeiro emprego e contou um pouco a sua trajetória. Atualmente, Gladson trabalha como auxiliar administrativo no Programa do Novo Emprego da Assprom, mas seu grande sonho é ter sua própria barbearia. O jovem já fez dois cursos de barbeiro e tem uma boa clientela, que ele atende em domicílio. Para Gladson, falar para outros adolescentes foi uma experiência muito gratificante e ele ressalta que a identificação para quem tem a mesma idade é maior. “Eu me sinto mais tocado quando escuto alguém da mesma faixa etária que eu”.
A palestra e a visita foram realizadas para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Paulo Freire. Os adolescentes adoraram participar a palestra e a visita ao Museu. Segundo o jovem Patrick Siqueira Cassimiro, que adorou conhecer mais sobre o trabalho das tecelãs, ‘o passado é muito incrível e bonito’.
A adolescente Sara Gabriela de Souza Lopes Olegário ressalta que a visita foi muito importante pois ela pôde aprender sobre postura profissional, comportamento e sonhos. “Essa visita foi muito importante para mim. Os profissionais nos orientaram sobre várias coisas sobre mercado de trabalho. Temos que ter atitude e correr atrás de nossos sonhos”, finalizou.
Sem Comentários