Campanhas de conscientização marcam o mês de setembro na Assprom
O mês de setembro tem diversas datas e campanhas importantes. Entre elas, o Setembro Amarelo e o Setembro Verde. A primeira trata da campanha de prevenção ao suicídio, e a segunda aborda a luta de pessoas com deficiência por mais direitos.
Em 2005, a Lei 11.133 instituiu o dia 21/09 como sendo o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Em função disso, o mês de setembro tornou-se o mês de conscientização sobre a luta das pessoas com deficiência. A campanha surgiu por iniciativa da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD). A data foi escolhida por ser, também, o dia da Árvore, que representa sustentabilidade e uma reflexão sobre a construção de uma sociedade acessível, inclusiva e sustentável. A cor verde simboliza a esperança de construção de uma sociedade mais inclusiva.
O Setembro Verde busca mobilizar a sociedade sobre o que fazer para que se possa garantir uma sociedade mais inclusiva para todos, pois a garantia dos direitos das pessoas com deficiência depende de ações de toda sociedade não somente do poder público.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), parceira da Associação, promove uma extensa programação com oficinas, debates e palestras sobre o tema de inclusão e acessibilidade (https://prefeitura.pbh.gov.br/smasac/setembro-verde).
A campanha do Setembro Amarelo, realizada, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), conta com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV) e visa conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida. A campanha acontece em setembro porque dia 10/09 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Segundo dados da ABP, cerca de 12 mil casos de suicídio são registrados no Brasil e 97% desses estão ligados a transtornos mentais como depressão e bipolaridade. Esses dados comprovam a necessidade de se despertar o interesse da população sobre o tema para evitar que os transtornos levem ao suicídio.
Assprom verde e amarela
A Associação, reconhecendo a importância dessas campanhas, vem mobilizando seus adolescentes e funcionários para a participação em diversos eventos que possibilitam o debate e a discussão sobre os temas. Neste mês, adolescentes com deficiência participaram de visitas guiada e assistiram a um filme sobre a história do cinema no Cine Theatro Brasil Vallourec.
Mais uma vez, o cinema serviu de base para o aprendizado dos jovens. Cerca de 230 adolescentes e jovens assistiram ao filme “A felicidade não se compra”, de Frank Capra, no Cine Humberto Mauro. O filme faz parte da Mostra Setembro Amarelo, promovida pela Fundação Clóvis Salgado. A Fundação é parceira da Assprom e cedeu duas sessões exclusivas para os adolescentes da Entidade.
Para mais informações sobre a Mostra no Cine Humberto Mauro, acesse o site: http://www.fcs.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=event&id=2923-mostra-setembro-amarelo
Sem Comentários