Cidadania na veia
Desenvolver a cidadania plena e fazer dos adolescentes e jovens multiplicadores de boas práticas. Esse é um dos pilares que norteiam as ações do Projeto Capacitações e Mutirões da Assprom. Em abril, o projeto realizou uma ação de conscientização no Hemominas, destinada aos adolescentes do Programa de Promoção ao Adolescente Trabalhador, parceria com a Prefeitura de BH.
Foram realizadas três visitas técnicas ao Hemominas, conhecidas como “Hemotur”. Nas visitas guiadas, os adolescentes conheceram o processo de doação de sangue, desde a captação dos doadores até a fragmentação do material colhido, para o encaminhamento aos hospitais.
Os adolescentes foram estimulados a exercer a cidadania por meio da doação, além de sensibilizar mais pessoas quanto à relevância da causa. Além disso, eles buscaram informações sobre o formulário de autorização da doação por menores de idade e, no dia posterior a uma das visitas, a AT Ana Laura da Silva Brandão tornou-se uma doadora.
A adolescente Raquel Rosa da Silva comentou o seu desejo em ser doadora e em divulgar a causa. “A visita foi muito boa, pois eu sempre tive o interesse em doar sangue, mas sempre tive muitas dúvidas e essa visita esclareceu todas elas. Eu já queria ser uma doadora e agora vou conscientizar mais pessoas para serem também dizendo a elas como é importante e como as pessoas precisam da doação de sangue e de medula óssea.”.
Projeto Capacitações e Mutirões
O Projeto Capacitações e Mutirões realiza ações de cunho informativo e participativo que buscam proporcionar uma melhor compreensão da realidade social e desenvolver nos adolescentes habilidades e atitudes voltadas para a autonomia e o protagonismo, com o objetivo de mobilizar e formar pessoas mais comprometidas com o bem comum.
Para isso os adolescentes são capacitados em temas de relevância social e estimulados a se tornar multiplicadores, levando para suas comunidades, escolas e local de trabalho o conhecimento adquirido.
Sem Comentários