Projeto Jovens Lideranças certifica turma de 2017
A importância da formação de lideranças comunitárias é reforçada em diversos estudos sobre o assunto. Nesse sentido, a liderança aparece como uma necessidade “na condução das reivindicações, nas discussões dessa comunidade e no auxílio às pessoas que fazem parte do grupo a exercerem sua cidadania de modo ativo”.
Desse modo, iniciativas que envolvam a capacitação de adolescentes e jovens para tornarem-se lideranças em suas comunidades apresentam grande potencial de sucesso. É o caso do Projeto Jovens Lideranças, parceria entre a Assprom e a Junior Achievement, que certificou sua primeira turma no dia 14 de dezembro.
O programa, dividido em dois momentos, finalizou as atividades de 2017 com o encerramento do Projeto Liderança Comunitária, que visa a formação de líderes e a atuação destes em comunidades com situação de vulnerabilidade social. Voltada para o público da Assprom, a atividade propõe uma formação ampliada sobre o empreendedorismo social e liderança.
Nessa etapa, os adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de analisar a situação da comunidade local, com o objetivo de detectarem um aspecto a ser melhorado. Depois disso, foram constituídas ONGs, na quais serão desenvolvidos projetos comunitários que incentivem os jovens a praticarem atitudes de liderança. O projeto foi acompanhado por um comitê composto por colaboradores da DACOM, DIFOP, DIVAP e DISET, corresponsáveis pelo alcance dos objetivos propostos.
Lucas Daniel Solano, adolescente trabalhador da FAPEMIG, foi um dos destaques entre os formandos de 2017. O jovem diz ter se emocionado ao receber a homenagem. “O evento foi muito bacana e fiquei surpreso ao ser considerado destaque entre tantos formandos. Esse reconhecimento é muito bom, mas todos nos esforçamos e aprendemos juntos a encarar as dificuldades. Participar do projeto foi muito enriquecedor. Aprendi bastante sobre liderança, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, finanças e recursos humanos, por exemplo. Agradeço a oportunidade e ao comitê dos colaboradores da Assprom, que nos apoiou em todas as etapas e esteve sempre pronto para nos ajudar”.
O projeto
O Projeto Liderança Comunitária ajuda os estudantes a desenvolverem conhecimentos e aptidões que lhes permitam destacar-se em suas comunidades. Apresenta conceitos de terceiro setor, projetos sociais e liderança. O programa é desenvolvido em 12 jornadas semanais realizadas dentro das escolas.
A Junior Achievement
Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.
Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.
As fotos do evento de certificação podem ser vistas na Galeria de Fotos da Assprom.
Sem Comentários