Assprom celebra 50 anos em solenidade marcada por emoção e reconhecimento

  • NOTICIAS
  • Assprom celebra 50 anos em solenidade marcada por emoção e reconhecimento

A Assprom comemorou seus 50 anos em uma solenidade especial realizada na segunda-feira, 1º de dezembro, às 14h, no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG. O encontro reuniu autoridades, colaboradores, convidados e pessoas que ajudaram a construir a história da instituição.

A mesa de honra foi composta por José Edgard Amorim Pereira, desembargador e presidente da Assprom; deputado Ricardo Campos; Alice de Souza Birchal, desembargadora e superintendente da COINJ; Dr. Bruno Borges da Silva, advogado-geral adjunto do Contencioso; Dra. Reyvani Jabour Ribeiro, procuradora-geral de Justiça adjunta Jurídica; A Defensora Pública Giza Magalhães Gauderetto representando a Dra. Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; e o desembargador federal do trabalho Lucas Vanucci Lins.

Homenagens que marcaram gerações

A fundadora Raimunda de Lourdes Medeiros recebeu a homenagem de associada mais antiga. Ela emocionou o público ao recordar os primeiros anos da instituição. Sua fala carinhosa e intensa foi aplaudida de pé pelos presentes.

“Eu não sei se a emoção vai me deixar falar alguma coisa, mas espero ter força para me lembrar de 50 anos atrás (…) Hoje meu coração está pequenininho… Sabe quando você sente que ele está batendo ora forte e ora mais fraco? Mas cheio de amor e emoção porque valeu a pena. A Assprom hoje graças a Deus é essa potência. (…) Isso enche a gente de orgulho. (…) A todos que me sucederam e continuam esse trabalho maravilhoso, muito obrigada.”

Outro momento especial foi o reconhecimento de Carlos Cateb, homenageado por ter sido o presidente que permaneceu mais tempo no cargo. Ele ressaltou o compromisso social da instituição.

“Sem dúvida nenhuma estou bastante emocionado. (…) Estamos efetivamente há 50 anos tentando fazer o bem. O desenvolvimento da Assprom sempre com o objetivo de promover conquistas e o sucesso pessoal de adolescentes, trabalhadores e jovens. (…) Pedimos com muita emoção e muita fé a Deus que abençoe e fortaleça o nosso trabalho pela paz e justiça social ampla e verdadeira.”

Autoridades reforçam o legado

A desembargadora Alice Birchal dedicou sua fala aos adolescentes que integram o projeto e reforçou o impacto social da Assprom.

“Peço licença a todas as autoridades para cumprimentar os sujeitos que são objeto do nosso trabalho, que são os adolescentes. (…) Quando tudo parece perdido, num país que poucas chances dá a muitas pessoas, vem um projeto de sucesso, esperança e realização como é este da Assprom. (…) Quando conhecemos a história, podemos entender o presente e modificar o futuro.”

O deputado estadual e ex-assprom Eduardo Campos destacou o simbolismo da data para quem já passou pela instituição.

“A emoção do evento realmente não permite que as palavras não sejam do coração. (…) Poder participar dos 50 anos da Assprom pra mim é algo muito grandioso. (…) O aplauso e carinho a vocês que, há 50 anos, tiveram a capacidade de enxergar o futuro e construir, com certeza, a maior instituição social de empoderamento da juventude.”

A procuradora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Ivane Ribeiro, também participou da solenidade e reforçou a contribuição histórica da entidade.

Mensagem do presidente

O atual presidente, Edgard Amorim, destacou a importância de reconhecer a trajetória construída desde 1975.

“(…) História é muito importante, porque é pelo conhecimento que sabemos de onde viemos, como nascemos, onde chegamos e para onde vamos caminhar. (…) Cada pessoa está aqui porque teve ou tem a Assprom presente na sua vida de alguma maneira. (…) No dia 4 de novembro de 1975, foi fincada a pedra principal para o surgimento desta entidade, como uma possível solução para o problema social que o governo do estado precisava enfrentar. (…) Ali surgiu um sonho, e hoje podemos constatar que o sonho se tornou realidade.”

Momentos artísticos emocionam o público

A solenidade também contou com apresentações culturais que reforçaram o clima de celebração.
O vencedor do Festivassprom 2025, Hélio Márcio Dornellas Junior, apresentou sua música autoral “Traumas de Guerras” e puxou um caloroso “Parabéns pra você” em homenagem ao aniversário da instituição.

Além de Hélio, a Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais executou o Hino Nacional e abriu o evento com grande sensibilidade.

Entre memórias, discursos e homenagens, a solenidade destacou o impacto de um trabalho que mudou – e segue mudando – trajetórias em Minas Gerais.

Confira a galeria de fotos completa aqui: https://www.flickr.com/photos/202299254@N05/albums/72177720330677477/

Compartilhe este post :