O Programa de Aprendizagem da Assprom transforma, cada vez mais, a vida de milhares de adolescentes e jovens oferecendo a oportunidade de conquistarem o primeiro emprego e obterem papel de destaque no mercado de trabalho. Outro ponto positivo do Programa é a garantia de trabalho protegido.
Elaborado a partir das exigências da Lei da Aprendizagem, Lei nº 10.097/2000, o Programa de Aprendizagem da Assprom está habilitado junto aos órgãos competentes, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de cursos de Aprendizagem.
A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados, em regime especial de trabalho, por tempo determinado, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada e remuneração mínima de salário mínimo/hora, garantidos todos os direitos trabalhistas e previdenciários.
Concomitantemente, o empregador deve matricular o aprendiz em cursos de aprendizagem condizentes ou similares às atividades desenvolvidas no trabalho.
Conciliando teoria e prática, os jovens adquirem qualificação e condições para enfrentarem os desafios no mundo do trabalho. A capacitação, o acompanhamento profissional, o cuidado com a família e o encaminhamento para o Novo Emprego, após o Programa de Aprendizagem da Assprom, são grandes diferenciais que podem destacar o jovem aprendiz profissional no mercado.
O processo educativo do Programa realizado pela Assprom também contribui para a formação integral dos aprendizes, oferecendo alternativas para ampliarem a cidadania e tornando-os capacitados para aturem no mercado.
Durante o período em que o aprendiz permanece na Assprom, ele tem acesso à orientação com psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. O seu desempenho escolar também é ponto de atenção. Os adolescentes são acompanhados para garantirem a frequência e o aproveitamento escolar.
Quando a empresa contrata um aprendiz, todos são beneficiados. O jovem pela possibilidade de inserção e desenvolvimento no mercado de trabalho e a empresa, além de cumprir com a cota estipulada por lei, tem a oportunidade de investir em seus futuros profissionais, atuando como empresa socialmente responsável e contribuindo para a formação de jovens profissionais, movimentando a economia e promovendo a transformação social.
Somos uma entidade filantrópica de fins não econômicos e beneficente de assistência social desde 1975.