Assprom promove Feira das Profissões com programação prática e foco no futuro

  • IMPRENSA
  • Assprom promove Feira das Profissões com programação prática e foco no futuro

A Assprom realiza, nos dias 29 e 30 de abril, em Belo Horizonte, mais uma edição da Feira das Profissões 2026, iniciativa que busca orientar adolescentes e jovens na construção de seus projetos de vida e escolhas profissionais.

O evento acontece na sede da instituição, no bairro Boa Viagem, e contará com uma programação diversificada, que inclui palestras, oficinas práticas e visitas técnicas, aproximando os participantes da realidade do mercado de trabalho.

Programação une teoria, prática e vivência profissional

A abertura oficial acontece no dia 29 de abril, às 9h, no auditório da Assprom. Na sequência, os jovens participam da palestra “O que o mercado espera de você (e ninguém te conta)”, ministrada por Samantha de Jesus Silva Dutra, ex-adolescente da Assprom, publicitária, palestrante e especialista em marketing digital.

No período da tarde, o destaque é a palestra “Escolha profissional e acesso à universidade pública: caminhos e oportunidades”, que reúne especialistas de diferentes áreas:

  • Claudia Idelfonso, psicóloga e orientadora de carreira
  • Érica Aparecida dos Santos Francisco, assistente social da UFMG
  • João Estevão Barbosa Neto, professor da UFMG

A atividade aborda desde o processo de escolha profissional até formas de acesso ao ensino superior público, incluindo políticas de inclusão como o sistema de cotas.

Já no segundo dia, 30 de abril, a programação ganha um caráter ainda mais prático, com oficinas simultâneas em diferentes áreas. Entre os temas abordados estão:

  • Profissões da saúde e o cuidado físico e emocional
  • Tecnologia e segurança digital no uso de jogos online
  • Áreas do design, como moda, interiores, gráfico e produtos

Além das atividades formativas, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência externa com uma visita guiada à Faculdade de Ciências Médicas, ampliando o contato com o ambiente acadêmico.

Parcerias fortalecem a iniciativa

A Feira das Profissões conta com a participação de importantes instituições de ensino superior, como UFMG, UEMG, Newton Paiva, Anhanguera e Faculdade Ciências Médicas, responsáveis por levar palestrantes e conteúdos especializados aos jovens.

O evento também conta com o apoio de parceiros institucionais, como o Sesc e a Mille Gravações e Sublimação, que contribuem diretamente para a realização das atividades e enriquecimento da experiência dos participantes.

Formação para o futuro

A iniciativa integra as ações da Assprom voltadas ao desenvolvimento de adolescentes trabalhadores e aprendizes, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão social e a preparação para o mercado de trabalho.

Para a organização do evento, a proposta vai além da orientação profissional:

“A Feira das Profissões é uma oportunidade de ampliar horizontes e mostrar aos nossos jovens que eles podem sonhar e construir caminhos possíveis. Nosso objetivo é oferecer informação, inspiração e acesso, para que cada um faça escolhas mais conscientes sobre o seu futuro”, destaca a educadora social Danielle Fonseca, uma das responsáveis pelo evento.

Ao promover acesso à informação, orientação e vivências práticas, a Feira das Profissões se consolida como um importante espaço de transformação e construção de oportunidades.


Serviço

📍 Local: Sede da Assprom – Rua dos Guajajaras, 43, Boa Viagem – Belo Horizonte/MG
📅 Data: 29 e 30 de abril de 2026
⏰ Horário: A partir das 9h
📲 Transmissão: Instagram e YouTube @asspromoficial

Compartilhe este post :