Adolescentes e jovens da Assprom realizam visita guiada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

  • NOTICIAS
  • Adolescentes e jovens da Assprom realizam visita guiada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

No dia 3 de dezembro de 2024, adolescentes e jovens da Assprom, acompanhados pelo educador social Leonardo Prates, participaram de uma visita guiada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atividade fez parte da disciplina de Educação Fiscal e Política, proporcionando aos participantes uma imersão completa no papel da representatividade e da participação popular como motores de mudanças significativas na sociedade mineira.

Durante a visita, os jovens conheceram o monumento de Amílcar de Castro, um símbolo cívico inaugurado em 1988, marco do processo de redemocratização do Brasil após o regime militar. Também exploraram as instalações do prédio histórico conhecido como Palácio da Inconfidência, localizado no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

A experiência destacou o papel essencial da ALMG na construção de políticas públicas estaduais. Os adolescentes e jovens aprenderam que o plenário é o espaço onde ocorrem sessões deliberativas, debates e votações de projetos de lei. Nas comissões temáticas, são aprofundadas discussões sobre saúde, educação e segurança pública, enquanto a Mesa Diretora coordena os trabalhos legislativos, assegurando o funcionamento da casa e promovendo o diálogo democrático.

A visita permitiu que os participantes acompanhassem de perto o funcionamento do poder legislativo, um dos pilares da democracia brasileira. A experiência proporcionou aos jovens uma compreensão mais ampla sobre cidadania, democracia e representatividade, além de aproximá-los de um dos três poderes, fundamentais para a manutenção da justiça e do estado democrático de direito.

Compartilhe este post :