O palco do Teatro Marília, em Belo Horizonte, foi tomado por música, criatividade e emoção no dia 27 de agosto, durante a 8ª edição do FestivAssprom. O tradicional festival de talentos da Associação Profissionalizante do Menor, reuniu aprendizes e adolescentes trabalhadores para uma tarde de apresentações que encantaram jurados, parceiros e familiares.
O evento, já consolidado no calendário cultural da Assprom, contou com a parceria da Cavallieri Escola de Música, Sérgio Duá, BeFly Hall e da loja Casa Music, além do apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, que viabilizou a realização no Teatro Marília. A união desses esforços reforçou a importância de valorizar a arte, a juventude e a formação cidadã.
As apresentações foram avaliadas por um corpo de jurados especializados, formado por Andinho Santo, Dani Moreira, Reinaldo Amand, Maíra Gabrich, Shidarta Fonseca e Flávio Renegado, que tiveram a difícil missão de escolher os vencedores entre performances de altíssimo nível.
Os grandes vencedores
Na categoria Canto, a emoção tomou conta quando Julia Cristina Coelho Grilli, aprendiza do Hospital Mater Dei Betim, interpretou com sensibilidade a canção Girassol, de Priscilla Alcântara e Whindersson Nunes, conquistando o primeiro lugar.
Já na categoria Autoral, quem brilhou foi Hélio Márcio Dornelas Júnior, aprendiz da Feluma. Ele emocionou o público e os jurados ao apresentar a canção inédita Traumas de Guerras, mostrando maturidade artística e grande potencial criativo.
“Acho que foi a melhor experiência que tive falando como músico e um pouco por meu pessoal também. Todos que participaram junto comigo são muito legais (…) e o melhor é que a gente parece que esqueceu que tinha competição, todo mundo ali tava se apoiando, dando forças e se ajudando” Destacou o jovem, que deixou também um recado para todos que também tem vontade de participar em edições futuras: “Se eu pudesse dar um incentivo pra quem quer participar ano que vem, simplesmente vai e aproveita tudo, vai ser a melhor experiência que você vai ter como artista”
Na categoria Instrumental, o prêmio foi dividido em dupla: Israel da Costa Barbosa, adolescente trabalhador da Prefeitura de Belo Horizonte, e Johan Marques de Almeida Neves, aprendiz da PTO Andaimes, levantaram o público com a performance vibrante de Que País é Este, clássico da banda Legião Urbana.
“Participar do Festival foi uma experiência marcante. Desde as masterclasses até o dia da apresentação, tudo parecia maior do que imaginávamos. (…) Não esperávamos a premiação, já que todos os colegas eram muito talentosos. Por isso, ganhar o primeiro lugar foi a cereja do bolo. O que realmente fica é a sensação de ter vivido tudo juntos e colocar nossa música e nossa energia no palco, depois de tanto aprendizado e treino, e sair dali sabendo que fizemos história na nossa caminhada.” Comentou Israel, sobre a apresentação e a surpresa de ganhar o primeiro lugar.
Muito além da competição
Além das apresentações dos concorrentes, o FestivAssprom ofereceu masterclasses com profissionais renomados, proporcionando aos jovens momentos de aprendizado e troca de experiências. Interações entre o público e os participantes reforçaram o impacto do festival na vida pessoal e profissional dos adolescentes e aprendizes, destacando como a arte pode ser uma ferramenta de transformação social.
O FestivAssprom 2025 confirmou mais uma vez o talento e a garra da juventude atendida pela Assprom, promovendo oportunidades de expressão e valorização da cultura. Mais do que um festival, foi uma verdadeira celebração da criatividade, da diversidade e do protagonismo juvenil.