O período carnavalesco se aproxima e, com ele, cresce a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados com crianças e adolescentes, um grupo particularmente vulnerável nesta época do ano. Fatores como o aumento do acesso ao álcool, a sexualização, a negligência de responsáveis e o trabalho infantil agravam ainda mais os riscos a que estão expostos.
De acordo com o canal de denúncias Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), no último ano, durante o Carnaval, foram registradas mais de 26 mil denúncias de suspeitas de crimes contra crianças e adolescentes.
Diante desse cenário alarmante, iniciativas como a Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval 2025 são essenciais para conscientizar a população e mobilizar esforços em prol da proteção desse público. A campanha busca engajar a sociedade por meio de ações educativas e preventivas, incentivando a denúncia e o combate a violações de direitos.
A Assprom se une a essa importante iniciativa, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A campanha reforça os princípios da associação, que preza pela proteção integral, assegurando um desenvolvimento seguro e saudável para esse público e garantindo-lhes oportunidades para crescer, aprender e se fortalecer como cidadãos.
Ao presenciar qualquer violação de direitos de crianças e adolescentes, denuncie:
– Disque 100 ou disque denúncia local;
– Conselho tutelar;
– Polícia Civil e delegacias especializadas;
– Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal;
– E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie.