Em 2025, a Assprom completa 50 anos de uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação cidadã e a inclusão socioprofissional de adolescentes e jovens. Ao longo dessas cinco décadas, a entidade tem se consolidado como referência por meio do Programa de Promoção do Adolescente Trabalhador (PPAT), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A iniciativa oferece oportunidades de qualificação e inserção no mundo do trabalho, beneficiando centenas de adolescentes.
Como parte das ações comemorativas do cinquentenário, a diretoria da Assprom, representada pelo presidente Edgard Amorim, o vice-presidente Mário Assad Júnior e o diretor-financeiro Carlos Cateb, realizou, na tarde do dia 15 de julho, uma visita institucional ao prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, na sede da PBH.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações alusivas aos 50 anos da entidade, além de tratativas sobre a possibilidade de ampliação da parceria entre a Assprom e a Prefeitura. Sensível à importância do programa e comprometido com o atendimento às populações mais vulneráveis da cidade, o Prefeito determinou que fosse avaliada a viabilidade de expandir a atuação conjunta.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, André Reis, também presente na reunião, reforçou a relevância da parceria. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela Assprom é altamente qualificado, e os técnicos da Prefeitura reconhecem a competência e a excelência da atuação da instituição.
Para o presidente da Assprom, Edgard Amorim, o momento é simbólico e representativo de tudo que a entidade construiu ao longo de cinco décadas: “Celebrar os 50 anos da Assprom é, acima de tudo, reconhecer a força transformadora do trabalho social quando ele é feito com seriedade, compromisso e afeto. São cinco décadas oferecendo oportunidades a adolescentes e jovens, especialmente aqueles que vêm das vilas e favelas, promovendo não apenas a inserção no mundo do trabalho, mas também a construção de cidadania e dignidade. Essa caminhada só foi possível graças às parcerias que construímos ao longo do tempo, como a que mantemos com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Programa de Promoção do Adolescente Trabalhador (PPAT). A sinalização do prefeito Álvaro Damião, ao nos receber com atenção e sensibilidade social, reforça que estamos no caminho certo e abre horizontes para ampliarmos ainda mais o alcance desse trabalho. Seguimos com a certeza de que investir na juventude é investir no futuro da nossa cidade — e que a Assprom continuará sendo um instrumento de transformação por muitos e muitos anos”.
O encontro reforça os laços entre Assprom e PBH e abre perspectivas promissoras para o fortalecimento do PPAT, ampliando seu alcance social e reafirmando o compromisso da entidade com a transformação de vidas por meio da educação, do trabalho digno e da inclusão.