Assprom e Defensoria Pública promovem palestra sobre assédio no ambiente de trabalho
Em uma iniciativa voltada para o fortalecimento de um ambiente de trabalho mais seguro e igualitário, a Assprom, em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, realizou duas palestras sobre o combate ao assédio moral e sexual no ambiente laboral. As palestras, ministradas pelas defensoras públicas Ana Flávia Oliveira Freitas e Maria Cecília Pinto e Oliveira, aconteceram nos dias 20 e 26 de agosto e foram voltadas para adolescentes, funcionários e estagiários da entidade.
Na ocasião, a defensora pública Maria Cecília Pinto e Oliveira destacou a importância da discussão sobre o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “A conscientização de trabalhadoras, trabalhadores e pessoas que ocupam cargos de chefia sobre condutas inadequadas no ambiente de trabalho, que podem configurar assédio moral ou sexual, é extremamente importante, pois contribui para a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e harmônico, a partir da conscientização”.
Durante a palestra, foram abordados os principais tipos de assédio moral e sexual no ambiente laboral, suas diferenças e como identificar esses casos. Além disso, foram relatados exemplos práticos, o que proporcionou maior compreensão por parte dos ouvintes. As palestrantes também explicaram as medidas legais cabíveis e os direitos dos trabalhadores em caso de assédio. Ao final das discussões, as defensoras públicas ressaltaram a extrema importância de combater o assédio no ambiente laboral.
A aprendiza Gessica Fernanda Silva, que esteve presente na palestra do dia 26/08, compartilhou sua experiência: “Gostei muito da palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, oferecida pela Assprom, pois acho muito importante a abordagem do tema, ainda mais devido ao aumento dos casos. Além disso, pude aprender mais com as palestrantes sobre as leis e os direitos que protegem nós, trabalhadores, desse tipo de violência.”
Depoimentos como o da aprendiza reforçam a relevância dessas ações e o compromisso da Assprom com a conscientização e a prevenção do assédio no ambiente de trabalho.
Sem Comentários