Nesta segunda-feira, 19 de agosto, Belo Horizonte sediou o Dia A da Aprendizagem, iniciativa que integrou a Semana Nacional da Aprendizagem. O evento teve como objetivo mobilizar empresas que ainda não cumprem integralmente a legislação referente à contratação de aprendizes, incentivando a abertura de novas oportunidades para adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
Promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regiao (TRT-MG) e o Fórum de Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil e Profissionalização do Adolescente de Minas Gerais, a ação contou com a participação da Assprom como entidade formadora no grupo de trabalho contribuindo com a preparação de todo o evento. A presença da instituição reforçou seu compromisso em preparar e inserir jovens no mundo do trabalho de forma digna e qualificada.
Ao longo da programação, foram debatidas as dificuldades de cumprimento das cotas de aprendizagem em setores como vigilância, transporte e prestação de serviços.
A educadora social Nathalia Carvalho falou um pouco sobre como foi para ela estar envolvida com o evento: “Organizar e realizar o Dia A da Aprendizagem foi uma experiência incrivelmente gratificante. Acredito firmemente que ações como essa são essenciais para cumprir nosso objetivo de oferecer a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social mais do que apenas qualificação profissional. Nosso trabalho visa garantir direitos, combater o trabalho infantil e promover a inclusão social e profissional. Quando um jovem consegue uma vaga no programa de aprendizagem, sua vida, e a de sua família, podem ser transformadas.”
Para a Assprom, a participação no Dia A da Aprendizagem foi mais uma oportunidade de reafirmar sua missão de transformar vidas por meio da educação profissional e do trabalho protegido, colaborando ativamente para que mais jovens tenham acesso a seus direitos e a um futuro promissor.