De aprendiz a empreendedora: Maria Eduarda Rosa transforma talento em arte

  • IMPRENSA
  • De aprendiz a empreendedora: Maria Eduarda Rosa transforma talento em arte

A trajetória de Maria Eduarda da Silva Rosa é um exemplo inspirador de como oportunidades, dedicação e autoconfiança podem transformar vidas. Ela conheceu a Assprom — Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte — por meio de uma divulgação feita na escola onde estudava. Em agosto de 2024, iniciou sua jornada como jovem aprendiz e, desde então, tem colhido frutos não só no campo profissional, mas também pessoal e artístico.

“Durante meu período como aprendiz, amadureci muito. Aprendi a sair da zona de conforto, ser mais responsável, ter disciplina, me adaptar e, principalmente, acreditar mais em mim mesma”, conta Maria Eduarda.

Ao longo do programa, ela teve contato com realidades diversas que a marcaram profundamente. Ouviu histórias de superação e aprendeu com pessoas que deixaram uma grande inspiração, como Leonardo, educador que acolheu os jovens nas primeiras semanas, e Rosana, sua instrutora.

“A forma como a Rosana ensinava, com seu jeito único, carinhoso e divertido, conquistou toda a turma. Ela foi uma inspiração importante nessa fase da minha vida.”

Mas a criatividade de Maria Eduarda vem de longa data. Ainda criança, ela e a prima passavam horas criando móveis e objetos em miniatura para brincar de Barbie — tudo com materiais recicláveis e, mais tarde, biscuit. Foi ali que nasceu sua paixão pelo artesanato.

“Mesmo depois que crescemos e paramos de brincar, percebi que o artesanato já fazia parte de mim. Durante a pandemia, voltei a criar peças como uma forma de distração — e não parei mais.”

Ao longo do tempo, ela foi se especializando e começou a produzir miniaturas personalizadas, como os famosos “Funko Pops”. Um dos momentos mais especiais foi a criação de uma peça dedicada à sua instrutora Rosana, como forma de agradecimento e reconhecimento.

“Foi a peça mais rápida que já fiz: levei cerca de quatro dias, trabalhando umas cinco horas por dia. Desde o design até a embalagem, tudo foi feito com muito carinho.”

Conciliar trabalho, estudos e a produção não foi fácil. A jovem precisou lidar com o cansaço e a falta de tempo, mas manteve o foco e a determinação. O resultado emocionou sua instrutora e se tornou um marco em sua jornada.

“Foi um momento muito especial, em uma semana cheia de emoções com a certificação e a despedida. Ver a alegria e o carinho dela me encheu de felicidade.”

Hoje, Maria Eduarda já comercializa suas peças e segue investindo no aperfeiçoamento de sua arte. Com o apoio da Assprom, conseguiu adquirir materiais, moldes e até realizar o sonho de comprar um curso de modelagem em biscuit com uma artesã que sempre admirou.

“Meu maior desejo é que cada peça leve amor, carinho e significado para quem recebe. Quero transformar histórias, celebrar momentos e mostrar, com minha arte, que os sonhos podem, sim, se tornar realidade.”

Ao final de sua jornada como aprendiz, ela deixa uma mensagem para quem está começando:

“Apenas comece! Sempre fui muito perfeccionista e demorei a ter coragem de vender. Achava que minhas peças não estavam boas o suficiente. Mas quando dei o primeiro passo, tudo começou a fluir. Não se prenda ao ‘e se…’. Acredite em você e no seu processo.”

Quer conhecer mais esse lindo trabalho ou encomendar uma peça personalizada?

📲 Siga e entre em contato com Maria Eduarda pelo Instagram: @rosa_luna.biscuit

Maria Eduarda exibe um de seus belos trabalhos.

Compartilhe este post :