Feira das Profissões 2025 inspira e orienta mais de 300 jovens para o mundo do trabalho

  • NOTICIAS
  • Feira das Profissões 2025 inspira e orienta mais de 300 jovens para o mundo do trabalho

O mês de abril foi repleto de atividades, cursos e eventos. Um dos destaques foi a tão esperada Feira das Profissões 2025, realizada em um ano especialmente significativo para a Assprom, que celebra cinco décadas de compromisso com a promoção social da juventude.

O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de abril e contou com oito grandes palestras e apresentações sobre o mundo do trabalho, reunindo mais de 300 adolescentes e jovens atendidos pela instituição.

A Feira das Profissões tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e oferecer ferramentas para escolhas profissionais mais conscientes e alinhadas aos interesses dos participantes, além de apresentar possibilidades de atuação em um mercado de trabalho cada vez mais amplo e dinâmico. Nesta edição, temas como mercado de trabalho, acesso à universidade e programas de permanência, inovação, bem-estar emocional e carreiras do futuro ganharam destaque.

A abertura oficial foi realizada na sede da Assprom, no dia 15 de abril, e contou com a presença do então presidente em exercício, Mário Assad Júnior; do diretor-financeiro, Carlos Cateb; do representante do Instituto Dr. Célio de Castro, Rodrigo Célio de Castro; além de adolescentes trabalhadores e aprendizes, educadores sociais da entidade e profissionais de diversas áreas, voluntários responsáveis por ministrar as palestras — muitos deles ex-assprons.

Durante os pronunciamentos institucionais, Mário Assad Júnior destacou a importância da juventude para a história da associação: “A Assprom existe em razão de vocês, jovens. Vocês são as pessoas que fazem a entidade ser tão respeitada em Minas e no Brasil. A Assprom é uma referência no encaminhamento para o mundo do trabalho e para a vida. Aproveitem este momento tão importante que é a Feira das Profissões: façam perguntas, tirem dúvidas”.

Em seguida, foram iniciadas as palestras. A primeira, intitulada “A evolução do mundo”, foi conduzida por Amanda Ribeiro, coordenadora de RH da Sólides Tecnologia, e contou com relatos inspiradores do ex-adolescente trabalhador e atual assessor técnico da Assprom, Márcio Caldeira, e da adolescente trabalhadora Ana Vitória Laudino, que compartilharam suas experiências e aprendizados com a inserção profissional proporcionada pela entidade.

No período da tarde, a assistente social da UFMG, Lígia Mara Sabino, promoveu uma conversa potente sobre ações afirmativas e políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior, ao lado da ex-aprendiza Giovanna Macedo, que ingressou recentemente em uma universidade federal. O diálogo abordou temas como equidade, oportunidades e sonhos.

A educadora social e responsável pela Feira, Danielle Fonseca, destacou como a ação reafirma o papel social da instituição: “A Feira das Profissões é um momento fundamental para despertar o interesse dos adolescentes por diferentes carreiras, mostrar os caminhos possíveis e, principalmente, dar a eles voz. É gratificante ver o brilho nos olhos deles ao se imaginarem no futuro”.

O segundo dia da Feira foi marcado por atividades simultâneas realizadas no auditório, em salas de aula e em outros espaços da Assprom. Enquanto a psicóloga Carolina Prado abordava a profissão de Psicologia e a gestão das emoções, os desenvolvedores Phillipe Grugel e Thiago Grugel, ex-jovens da Assprom, conduziam uma conversa sobre tecnologia, inovação e o mercado digital.

No 10º andar, o designer e professor emérito da UEMG, Dijon De Moraes, atraiu a atenção dos jovens participantes ao falar sobre o design como uma profissão com função social:“Falar sobre design com adolescentes da Assprom foi um privilégio. Muitos deles não conheciam a área, mas se mostraram curiosos, interessados e criativos. A Feira das Profissões é um espaço potente de transformação — abre portas, amplia o olhar e planta sementes que, com certeza, vão florescer no futuro desses jovens.”

Ainda no segundo dia, os adolescentes e jovens acompanharam a palestra sobre Biomedicina, conduzida pelo biomédico Brendon Ayala, que despertou grande interesse entre os participantes. Também foi realizada uma palestra sobre cursos técnicos e suas possibilidades, apresentada por Hugo Santos, ex-Assprom. A coordenadora do curso de Direito da Newton Paiva, Valéria Oliveira, ministrou uma palestra sobre a carreira jurídica e concursos públicos.

Durante a tarde, os estudantes visitaram os estandes das faculdades Anhanguera e Newton Paiva, ampliando o contato com o universo acadêmico. A aprendiza Letícia Santos, que participou da palestra com Dijon, ficou encantada com o impacto do design:“Eu nunca tinha pensado no design como algo que impacta a sociedade. Foi muito legal entender que é uma profissão que vai além da estética e pode transformar realidades.”

Outros jovens também se sentiram motivados a explorar novas possibilidades. O adolescente trabalhador Davi Riquelme ressaltou como o evento ampliou sua percepção de futuro: “A Feira trouxe vários benefícios. Um deles foi ampliar minha visão sobre o que eu realmente quero. A palestra da UFMG, que falou sobre cotas, e a de Direito foram impecáveis. Abriram meus olhos para diversas áreas e tiraram dúvidas.”

Em mais uma edição de sucesso — e no ano do cinquentenário da Assprom —, a Feira das Profissões reafirma seu impacto e importância na vida de centenas de adolescentes e jovens. Além disso, reitera o compromisso da associação com a formação cidadã, conectando os jovens às possibilidades do mundo do trabalho.

Compartilhe este post :