Ao longo do recesso forense, de dezembro a janeiro, a Assprom ofereceu diversas ações de formação profissional para os adolescentes trabalhadores, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
Mais de 280 adolescentes e jovens participaram das atividades, tendo a oportunidade de desenvolver e ampliar competências técnicas e comportamentais em diversas áreas do conhecimento, alinhadas ao contexto atual do mercado e suas demandas. Entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro, os jovens participaram de cursos e oficinas, tanto on-line quanto presenciais, abordando temas como Comunicação, Atendimento, Matemática, Português, Empreendedorismo, Carreira, Saúde Física e Emocional, Informática e Tecnologia, entre outros.
Os cursos abordaram temas essenciais para o crescimento profissional e pessoal dos participantes, proporcionando atualização e capacitação. Os jovens demonstraram grande entusiasmo com as atividades e expressaram a intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia. Além do aprendizado técnico, muitos ressaltaram o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como comunicação, proatividade e postura profissional, essenciais para sua inserção no mercado de trabalho.
A adolescente trabalhadora Ana Julya Zacarias compartilhou como os conteúdos do curso de Comunicação Assertiva impactaram seu desenvolvimento:”Foi transformador para mim. No aspecto pessoal, pude desenvolver um maior autoconhecimento, aprendendo a entender melhor minhas emoções e como elas influenciam minha comunicação. No aspecto profissional, as habilidades adquiridas me permitirão melhorar minha interação com meus colegas e superiores.”
De forma semelhante, a adolescente trabalhadora Sofia Diniz destacou os aprendizados adquiridos no curso:”O curso me trará bastantes oportunidades, além do conhecimento e benefícios, principalmente no meu ramo de trabalho e pessoal. Os conteúdos mais importantes foram: como se comunicar bem, feedbacks e como fazer boas apresentações. Eu gostei bastante da experiência de fazer o curso on-line, os vídeos eram super completos, com ótimas atividades e excelentes conteúdos.”
Outro ponto destacado pelos participantes foi a qualidade das metodologias adotadas e o preparo dos educadores. “Achei a instrutora muito dedicada aos alunos, com explicações claras e objetivas para o melhor entendimento e compreensão, esclarecendo todas as dúvidas necessárias.” ressalta a participante Sophia Lorena Ferreira.
Além de ampliar o conhecimento técnico e comportamental dos adolescentes, as formações oferecidas durante o recesso reforçaram a importância do aprendizado contínuo e do aperfeiçoamento profissional. A Assprom segue comprometida em proporcionar oportunidades transformadoras, preparando os jovens para os desafios do mundo do trabalho e incentivando o protagonismo em suas trajetórias, com o apoio e parceria das contratantes Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que acreditam na missão da associação de promoção social, por meio da integração ao mundo do trabalho.