Os jovens participantes da oficina de Introdução às Artes Visuais da Assprom encerraram as atividades com uma mostra de desenhos produzidos entre abril e junho. A exposição apresentou ao público os trabalhos desenvolvidos ao longo de 11 encontros e destacou os aprendizados construídos durante o percurso.
A ideia de realizar a mostra surgiu da própria turma. Ao observar o conjunto de produções criadas durante a oficina, os participantes perceberam a importância de compartilhar suas experiências com outras pessoas. Assim, transformaram o encerramento das atividades em um momento de troca e valorização do processo vivido.
A exposição reuniu desenhos que evidenciaram o desenvolvimento de diferentes habilidades. Entre elas estavam observação, composição, perspectiva, luz e sombra, desenho gestual e representação de formas. Além disso, os trabalhos mostraram a evolução alcançada pelos jovens ao longo dos encontros.
Aprendizados dentro e fora do papel
Os aprendizados, no entanto, foram além dos aspectos técnicos. Muitos participantes destacaram o aumento da autoconfiança e da liberdade criativa. Também relataram uma nova forma de enxergar o processo artístico. Para eles, o erro passou a ser compreendido como parte importante da criação e do aprendizado.
Durante a mostra, os jovens permaneceram ao lado de seus trabalhos. Dessa forma, puderam apresentar suas produções aos visitantes e compartilhar referências, inspirações e percepções sobre a experiência. Ao mesmo tempo, o público teve a oportunidade de conhecer de perto as histórias por trás de cada desenho.
Para muitos participantes, essa foi a primeira oportunidade de expor seus trabalhos artisticamente. Por isso, a experiência ganhou um significado ainda maior. Mais do que apresentar desenhos, a mostra marcou a conclusão de um processo de desenvolvimento pessoal, criativo e coletivo.
A atividade também reforçou o potencial da arte como ferramenta de expressão e aprendizagem. Além disso, evidenciou como experiências criativas podem contribuir para a construção da confiança, da autonomia e de novos olhares sobre si e sobre o mundo.