Uma trajetória bem-sucedida: 50 anos de inclusão e transformação social

  • NOTICIAS
  • Uma trajetória bem-sucedida: 50 anos de inclusão e transformação social

É com um sentimento de imensa honra e profunda gratidão que dirigimos esta mensagem à nossa comunidade, no momento em que a Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte, a Assprom, celebra seu Jubileu de Ouro. Este marco não representa apenas a longevidade de uma instituição, mas, sim, a consolidação de meio século dedicado incansavelmente à inclusão social e à transformação efetiva da vida de milhares de adolescentes e jovens mineiros. Olhar para trás é reconhecer o poder de um ideal que, nascido em 1975, floresceu em uma das mais respeitadas entidades no cenário da profissionalização juvenil.

A história da Assprom confunde-se com a história de cada jovem que atravessou nossos portões em busca de uma oportunidade. Nossa missão transcende a simples oferta do primeiro emprego; é a garantia da chance de construir uma trajetória de dignidade, responsabilidade e sucesso. Nossos programas de socioaprendizagem, reconhecidos por sua excelência, são a ponte que conecta o potencial inato do jovem brasileiro com o futuro promissor que ele almeja, atuando de maneira decisiva na formação não apenas de profissionais competentes, mas, de cidadãos conscientes e participativos.

Para um trabalho ser perene, ele deve ser dinâmico. A Assprom jamais se permitiu estagnar, evoluindo suas metodologias em sintonia com os desafios da sociedade contemporânea. As recentes seleção e aprovação de projeto para o programa Criança Esperança 2026, com a consequente implantação de um novo e moderno espaço de tecnologia em nossa sede, é a prova cabal de que direcionamos nosso olhar firmemente para o futuro. Estamos investindo em ferramentas de ponta para garantir que a próxima geração de aprendizes esteja plenamente preparada para as inovações e as exigências do mercado global de trabalho.

O sucesso duradouro alcançado ao longo destas cinco décadas não é obra de uma única pessoa, senão o resultado de uma colaboração ampla e incansável. Estendemos nosso mais sincero reconhecimento ao trabalho voluntário dos associados, conselheiros, diretores e alguns prestadores de serviço, bem como às equipes técnica e administrativa, cuja paixão e competência são o motor diário da Assprom. Agradecemos ainda às instituições públicas e empresas privadas parceiras que, ao abrirem suas portas, transformam-se em verdadeiras escolas de vida. Acima de tudo, expressamos nossa gratidão aos pais e familiares pela confiança depositada e, claro, a vocês, jovens aprendizes e adolescentes trabalhadores, que são a razão da nossa existência e a personificação da nossa esperança.

Que estes 50 anos sejam celebrados como uma vitória coletiva e constituam o prenúncio de uma história ainda mais longa e positivamente impactante na vida das pessoas. Reafirmamos o compromisso da Assprom de continuar trabalhando com vigor, integridade e paixão pela inclusão, profissionalização e transformação social da adolescência e juventude mais vulnerável. Gratidão a todos que fizeram e fazem parte deste ideal cuja trajetória é bem-sucedida!

José Edgard Penna Amorim Pereira – Presidente da Assprom

Compartilhe este post :